quinta-feira, 13 de março de 2014

Indignadas com administração municipal lideranças criam Movimento 'Reage Parintins'




Presidentes de associações de bairros, professores, líderes religiosos, movimentos sociais, empresários e políticos criaram no início da noite de sábado (08) o Movimento 'Reage Parintins'. A reunião aconteceu no salão do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e segundo os idealizadores, a finalidade é discutir a realidade da administração pública municipal e através de manifestos expor ao povo que deve apresentar na Câmara Municipal, projetos de lei exigindo transparência dos movimentos financeiros do município por parte do prefeito.

Uma das idealizadoras da criação do grupo é a jovem Mayse Garcia, que presidiu a reunião e foi aclamada como presidente da comissão do movimento. Ela enfatiza que o movimento começou nas redes sociais devido as mazelas praticadas pela atual administração que despertou na juventude a capacidade crítica e começaram a discutir qual a cidade ideal para se viver. “Parintins vive um estado de colapso econômico, social e as mazelas que ocorrem na cidade são demandas para que o povo observe que a cidade está precisando de ajuda. A população precisa se mobilizar, sair de casa para exigir melhorias, principalmente a juventude deve abraçar o Movimento Reage Parintins, é isso que queremos”.


Importância


A presidente eleita, afirma ainda que a partir da criação dos manifestos o grupo pretende fazer com que o povo entenda a importância do movimento social e das propostas que serão apresentadas. “Após apresentado vamos referendar e fazer a publicação do manifesto través de panfletagem nas ruas e escolas da cidade. Assim, vamos dizer a população o que realmente acontece, e que o povo precisa debater sobre saúde, educação e outras mazelas que o atinge diretamente. O movimento Reage Parintins vem pra isso e nossa próxima reunião acontece dia 17 deste mês”.


Adesão


O petista, Antônio Andrade, aderiu a ideia do movimento e vai ajudar os jovens e outras pessoas que abraçaram a causa para que o movimento chegue as ruas da Ilha. “Não poderíamos nos eximir de um movimento que nasce bastante representativo, com professores universitários, representantes de várias entidades civis e políticas e até por pessoas que não gostam de política, inclusive com a presença do Bispo Dom Giuliano Frigenni, uma surpresa importante para fortalecer o grupo”.

Andrade também acredita que o movimento Reage Parintins se formou pelo descontentamento do povo com a administração municipal. “O povo está insatisfeito, se você conversar com vinte pessoas, talvez uma ou nem isso apoie esse prefeito. Esse movimento não é só para tirar o prefeito, mas nasceu para mudar a forma dos prefeitos administrarem Parintins. Precisamos fazer uma legislação que exija do prefeito, transparência das contas públicas, onde ele seja obrigado a mostrar o movimento financeiro do município se não será cassado. A ideia é que o povo tome nas mãos o destino da cidade, e não temos que ficar nesse de eleger e tirar prefeito. A legislação deve garantir que qualquer prefeito eleito seja democrático, transparente e acima de tudo honesto, se não, o destino é a cassação”.


Esclarecimento

       Bispo de Parintins, Dom Giuliano Frigenni

O Bispo de Parintins, Dom Giuliano, deixou claro que participou da reunião, não como representante da Diocese e sim como pessoas que participaram e fazem parte de instituições. “Falei como Dom Juliano que está sentido a situação da cidade, e como diz o Papa Francisco, é preciso enfrentar os conflitos para alcançar uma convivência positiva. O que precisamos é lidar com o conflito para alcançar uma convivência positiva. Não sei aonde isso vai dá, só depende dos encaminhamentos feitos. Será feito um panfleto que iremos ler e após analisar, concordar, acrescentar, diminuir e apoiar ou não o movimento. Espero que as pessoas trabalhem sério pelo bem da cidade. A minha participação é ficar atento de como isso vai evoluir”.


 Universidade

  
 
        Professor do da Ufam Parintins, Rafael Bellan

Para o professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam-Parintins) Rafael Bellan, o Movimento Reage Parintins expressa o descontentamento que a população sente há alguns meses. “Hoje as vozes das ruas ganham eco quando várias personalidades reunidas, após um ano de gestão municipal, decidiram iniciar um processo de mobilização para fazer a comunidade a pensar nos rumos da nossa Parintins. O movimento espera que a população lute para que políticas públicas cheguem de fato, principalmente à população mais carente, e que tem sido lesada nos últimos anos. Queremos também a formação política da população, e colocar na ordem da cidade que todo cidadão parintinense tem direito de se colocar politicamente, fazer críticas e construir de fato a cidade”, finaliza o professor.


Ataíde Tenório (ataidetenorio1@hotmail.com)

3 comentários:

  1. deixa alexandre da carbras fazer o trabalho dele

    ResponderExcluir
  2. essa reunião que teve agora a pouco do reage parintins, as pessoas que participaram so perderam seu tempo. são quatro anos de mandato de Alexandre da carbras

    ResponderExcluir
  3. Eu foi convidada a participar do movimento reage parintins, e eles me explicaram que o motivo do movimento era sobre a rua emburacada e os intulhos que tem na rua, e o ponto de referêcia era a quadra da igreja de nº senhora de nazaré, e quando chegamos lá encontramos o portão feixado, alguns lideres do movimento se enritaram com o bispo, mais na minha opnião eu concordo com o mesmo, por que a quadra da igreja não é locau de fazer uma manifestação dessa, por que poderia acontecer algo desagradavel, ex: danificarem qualquer estrutura, lá funciona duas escolinha (escola da paz e jardim pequeninos de nazaré), que eu saíba manifestação é feita em aréa pública, não em aréa privada.
    Então parabéns pro bispo, e eu nunca mais vou nessa manifestação eu vi muita baixaria, e não era nada do que eles me falaram

    ResponderExcluir